Transportadores testam o Actros na Usina de Itaipu
A partir de ontem (11/08), durante três dias, em um circuito de 8 quilômetros montado no interior da Usina de Itaipu, cerca de 600 transportadores terão a oportunidade de dirigir e conhecer de perto o Actros, o caminhão top de linha da Mercedes-Benz que chegou para complementar, em grande estilo, a linha de pesados da montadora.
O evento marca a chegada do modelo 2546 LS com tração 6×2 que começa a ser vendido em setembro e vem se juntar ao 2646 LS 6×4, lançado na última Fenatran, em outubro de 2009, e também à versão basculante 4844 K 8×4 para as severas operações fora-de-estrada, estes dois últimos já à venda no mercado brasileiro.
O modelo 2546 LS 6×2, com cabine conforto, chega custando R$ 370 mil. O 2646 LS 6×4 já teve 100 unidades e mais 400 cotas de consórcio comercializadas ao preço de R$ 440 mil com cabine Megaspace e pacote de segurança. Já o modelo 8×4 basculante está na casa dos R$ 517 mil.
A expectativa da montadora é comercializar 1500 unidades do Actros importado ainda este ano e 3000 em 2011 já com índice de 40% de componentes nacionalizados. Com investimentos de R$ 1,2 bilhões, a Mercedes-Benz anunciou a expansão da produção de caminhões tanto em sua unidade de São Bernardo do Campo como para a unidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde passará a fabricar caminhões Actros a partir de 2012, aí sim atraindo fornecedores locais e com mais de 60% de componentes nacionalizados, o que possibilitará a utilização do Finame.
Um dos grandes diferenciais dos caminhões rodoviários Actros é o conforto da cabina Megaspace com piso totalmente plano,largura interna de 2,26 metros e altura interna de 1,92 metro. Essa cabina conta com suspensão pneumática, ar condicionado de série e o inovador ar condicionado noturno que funciona de forma independente, por até 8 horas, com o motor do caminhão desligado, ou seja, sem consumo de combustível.
Outro diferencial é o câmbio PowerShift de 12 velocidades totalmente automatizado, sem pedal de embreagem, único de série no País. Além disso, o Actros é o único caminhão no País a ser equipado, de série, com freio a disco eletrônico com ABS e ASR.
As três versões de configuração incluem ainda bloqueio das rodas de morro acima. Trata-se de uma interessante ‘ferramenta’ para uma arrancada suave, mesmo com o veículo carregado. Além disso dispõe de sensor e sensor de chuva e iluminação, com acionamento automático dos faróis e dos limpadores de parabrisa.
Na versão Megaspace Segurança, o pacote de equipamentos do Actros conta ainda com sistema de controle de proximidade, sistema de orientação de faixa de rolagem e sistema ativo de frenagem, além de retarder.
FONTE: Revista Carga Pesada
0 comentários:
Postar um comentário