Caminhão da Mercedes freia sozinho ao detectar obstáculo
As mais modernas tecnologias em veículos pesados estão sendo apresentadas no Salão de Hannover, na Alemanha, que neste ano tem seu enfoque no conforto, na segurança e no meio ambiente. Caminhões e ônibus muitas vezes são escolhidos para a aplicação de alta tecnologia pela importância e pelo impacto que o transporte coletivo tem nas comunidades. Não é raro – especialmente itens de segurança – tecnologias chegarem aos carros de passeio somente após serem aprovadas nos pesados.
A Mercedes Benz já tem há algum tempo o sistema chamado Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem), que reduz a velocidade do caminhão automaticamente quando o sensor indica que há um veículo à frente em velocidade menor, para evitar a colisão. Este revolucionário sistema de frenagem ganhou prêmios e foi aperfeiçoado e no salão deste ano a empresa mostra o Active Brake Assist 2, que é acionado também quando o obstáculo for imóvel, isto é: quando tiver outro caminhão parado ou uma barreira de qualquer tipo. Com isto aumenta em muito a segurança do motorista numa viagem, assim como a proteção de todos os passageiros. O sistema está presente na nona versão do caminhão Actros, que é trazido da Alemanha para o mercado brasileiro.
Hoje o Actros já tem o sistema 1, que funciona somente quando o obstáculo à frente estiver em movimento. O sistema 2 passa a equipar o Actros lançado agora na Alemanha e, portanto, a próximo lote já virá para o Brasil com o novo equipamento.
Vale lembrar que o Actros será montado no Brasil a partir do ano que vem, na fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pelo sistema CDK, com as peças vindas todas da Alemanha. A partir de 2012 ele será fabricado aqui, com parte de fornecedores locais.
O sistema é controlado por radar e reconhece o outro veículo que vem à frente. O radar varre uma área na via à frente do caminhão, enquanto determina continuamente a distância entre ele e o veículo que está na frente ou os obstáculos imóveis, bem como a diferença de velocidade entre os dois veículos. Com base no estilo de direção do momento, se um acidente for inevitável, o motorista recebe alertas visuais por meio de um triângulo vermelho que se acende, assim como um alarme sonoro. O conceito de aviso foi projetado para permitir que os motoristas desviem de situações críticas. Mas se a situação piorar, o sistema reage, acionando os freios.
Os formatos dos veículos – carros, caminhões, ônibus – são armazenados no sistema, garantindo assim que o Active Brake Assist reaja somente a veículos e não a obstáculos menores, como pequenos objetos caídos na estrada.
Este sistema opera em várias condições de clima e luminosidade e funciona com mais eficácia em velocidades entre 8 e 88 km/h.
O sistema é exclusivo da Mercedes-Benz e equipa as versões topo de linha do Actros, cujos preços variam de R$ 380 mil a R$ 440 mil.
A versão do caminhão com o Active Brake Assist 1 (e outros itens de segurança), custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil a mais que a versão sem o equipamento.
Fonte: WebMotors
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